Finanças da União

Apresentação

O módulo do Portal Compara Brasil sobre as Finanças da União permite o acompanhamento mensal da arrecadação federal em cada um dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os dados são atualizados mensalmente com base nas informações divulgadas pela Receita Federal do Brasil e estão disponíveis informações desde 2008. Os dados de população utilizados nos cálculos dos valores per capita são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e correspondem aos mesmos anos selecionados para a pesquisa dos itens da arrecadação federal.

O módulo se subdivide em duas opções de pesquisas: consulta à “Arrecadação Federal” e montagem de “Mapas Fiscais”. Em cada uma dessas opções, você navegará com muita facilidade e definirá os parâmetros de sua consulta de forma simples e flexível.

Em “Arrecadação Federal”, você terá dois tipos de pesquisas à sua disposição:

  • Consultar um Estado: aqui você seleciona um Estado e observa os valores de cada um dos itens da arrecadação federal no período que desejar.
  • Comparar Estados: nesta opção você escolhe um item da arrecadação federal e o período para obter o resultado para cada um dos estados brasileiros e do Distrito Federal.

1. Arrecadação Federal

1.1 Consultar um Estado

Nessa opção é possível acompanhar a evolução da arrecadação dos tributos e das contribuições federais em cada Estado, individualmente e para o total dos estados.

Primeiramente, escolha apenas um Estado brasileiro. Em seguida, selecione a periodicidade dos dados, que poderá ser anual, mensal ou mensal acumulado, e se deseja que os valores sejam apresentados a preços correntes ou corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Depois de selecionar esses parâmetros é só clicar no botão "Gerar planilha".

Com a tabela pronta em sua tela, ainda é possível utilizar a barra de ferramentas que permite:

  • dividir os valores em mil ou milhão,
  • alterar o número de casas decimais,
  • obter colunas com as variações entre os períodos,
  • gerar gráficos das linhas selecionadas - clicando nas linhas da tabela e depois no botão do gráfico,
  • exportar para o Excel, e
  • imprimir.

1.2. Comparar Estados

Nessa pesquisa é possível comparar o desempenho da arrecadação federal de um item específico nos diversos estados.

Primeiro, escolha o item da arrecadação federal que deseja comparar. Em seguida, selecione a periodicidade dos dados, que poderá ser anual, mensal ou mensal acumulado, e se deseja que os valores sejam apresentados a preços correntes ou corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Clique no botão “Gerar planilha” para visualizar sua tabela e utilize a barra de ferramentas que permite:

  • dividir os valores em mil ou milhão,
  • alterar o número de casas decimais,
  • obter colunas com as variações entre os períodos,
  • gerar gráficos das linhas selecionadas - clicando nas linhas da tabela e depois no botão do gráfico,
  • exportar para o Excel, e
  • imprimir.

MAPAS FISCAIS

Utilizando como base o aplicativo Google Maps para localização em mapa e satélite, o Portal Compara Brasil oferece uma ferramenta que permite destacar no mapa as cidades ou os estados brasileiros que obedeçam a critérios definidos pelo usuário.

No lado esquerdo da tela está localizada a área onde suas opções de pesquisa serão marcadas. Com um clique na primeira caixa se abrirá uma área para que você escolha um item das finanças do módulo em que se encontrar. Assim que um for marcado, outra aba se abrirá para que você defina se deseja os dados em valores absolutos ou per capita e para determinar a faixa de valores com as seguintes opções:

  • Maior que
  • Menor que
  • Entre
  • n Maiores
  • n Menores
  • Faixas (o sistema já oferece quatro pré-definidas)

Para cada uma das opções acima, existe um espaço para que o usuário insira os valores ou as quantidades desejadas. Por exemplo: pode ser selecionado o item receita em valores per capita com a opção “Entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00”. Ou pode ser selecionado o item investimentos em valores absolutos com a opção “n Maiores”, inserindo-se o número 10, que mostrará os 10 maiores investimentos.

Você pode fazer sua pesquisa independentemente do tamanho populacional do ente ou pode restringi-la a cidades ou estados de determinado porte. O número de habitantes deve ser descrito utilizando-se os botões “Acima de”, “Até” ou “Entre”. Basta escolher uma dessas três opções e inserir o número de habitantes desejado nas caixas logo abaixo. A seleção deve ser completada com a escolha do ano e do local. Este último pode ser o Brasil ou uma região do país.

Agora é só clicar em “Gerar Mapa” e aguardar alguns segundos para que seja revelada a localização das cidades ou estados que correspondem à sua pesquisa. A primeira informação que surgirá é a quantidade de unidades que resultou de sua seleção. No canto direito haverá uma etiqueta descrevendo os itens adotados em seu filtro: o ano, o item escolhido e os valores delimitados.

Em Mapas Fiscais, você pode sobrepor sua seleção com outros filtros. Cada filtragem realizada será marcada no mapa com uma nova cor. As localidades que aparecem em mais de uma pesquisa concomitantemente são marcadas com uma cor diferenciada.

Para desmarcar o mapa, ou seja, para limpá-lo dos filtros já realizados, clique no botão “Limpar Filtros” dentro da referida etiqueta.

 
banner